Em crise profissional: chefes ou clientes teimosos

Padrão

Se tem uma coisa que eu não entendo são pessoas teimosas. Quem nunca teve que lidar com chefes ou clientes teimosos no trabalho?

Sabe quando aparece seu chefe ou algum cliente tentando resolver um problema e você logo vê que daquele jeito não irá funcionar? Então, você, muito prestativo, tenta instruir a pessoa a tentar uma forma diferente de lidar com o problema… Mas, é claro, a pessoa não te escuta e continua tentando fazer a mesma coisa do mesmo jeito (que já tinha dado errado)…

Quando alguém está com um problema e insiste tem tentar resolvê-lo de uma maneira que obviamente não irá dar certo

Quando alguém está com um problema e insiste em tentar resolvê-lo de uma maneira que obviamente não irá dar certo

E você tenta ajudar a pessoa falando para ela tentar de outro jeito... Mas ela insiste em continuar cometendo o mesmo erro

Você tenta ajudar a pessoa teimosa falando para ela tentar de outro jeito… Mas ela insiste em continuar cometendo o mesmo erro e você desiste de tentar ajudar

Depois que a pessoa tenta pela centésima vez a mesma coisa e, novamente, vê que não deu certo, ela vem te procurar pedindo ajuda – mas a essas alturas, você já tinha desistido de ajudar a resolver o problema. Ainda assim, como trata-se de seu chefe (ou seu cliente), você tem que ser educado e atendê-lo da maneira amigável. Assim, você respira fundo e começa novamente a explicação daquilo que você acredita ser a solução ideal para o dado problema. Dessa vez, você pensa: “O bendito irá acatar minha sugestão! É um milagre! Até que enfim ele está me dando crédito e confiando na minha opinião!”

Maaaaas… Não é que seu chefe (ou cliente), depois de ouvir sua explicação, diz que tudo aquilo que você falou não faz sentido e irá tentar outra coisa. Aí você, com raiva, pensa: “Pra que esse ser veio pedir a minha ajuda, a minha opinião, se não vai levar nada disso em conta?!”

Quando alguém te pede sua opinião ou ajuda sobre algo e depois ignora completamente sua sugestão

Quando alguém te pede sua opinião ou ajuda sobre algo e depois ignora completamente sua sugestão

Aí você quase se descontrola – a vontade de sair gritando pelo escritório é quase incontrolável – mas você, como bom profissional, engole a frustração e continua fazendo seu trabalho.

Algumas horas depois, quando você já estava superando o ocorrido, aparece seu chefe (ou seu cliente) dizendo que Fulano deu uma ideia muito boa e que, graças ao abençoado do Fulano, tudo está resolvido.

Aí você pensa: “Ok, deixe-me ver qual foi a ideia tão genial e mágica do Fulano.”  Então você vai conferir de perto qual foi a solução que eles encontraram para o problema… E quando você vê, percebe que a tal da ideia genial do Fulano era simplesmente A MESMA COISA QUE VOCÊ JÁ HAVIA SUGERIDO ANTES!!!

Quando alguém diz que teve uma ótima ideia, mas essa ideia é a mesma coisa que você tinha acabado de falar

Quando alguém diz que teve uma ótima ideia, mas essa ideia é a mesma coisa que você tinha acabado de falar

Vai me dizer que você nunca passou por isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *